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Montando um Dashboard: Melhores práticas e exemplos

Ao contratar uma ferramenta de Business Intelligence todos os gestores se fazem as mesmas perguntas: Como construir um Dashboard realmente eficaz? Claro que esta dúvida é muito comum para empresas que estão iniciando o uso de ferramentas de indicadores e dashboards em sua estratégia, e por isso nosso time preparou este conteúdo com as melhores práticas e exemplos para montar um dashboard para ajudá-lo durante as primeiras etapas de criação de painéis de acompanhamento eficientes.

Vamos as definições primeiro:

O que é um Dashboard?

É um painel construído a partir de diversos indicadores visuais como: gráficos em pizza, barra, linhas, áreas, mapas, dispersão e afins. O uso de dashboards nas empresas permitem com que o gestor tenha na palma das mãos uma diversidade de informações para auxiliar a tomada de decisão.
Claro que os dashboards também podem ser utilizados por supervisores e analistas para acompanhamento de informações de desempenho, ações e esforços em determinados assuntos de uma área da empresa.

O que é um indicador?

É a visualização das métricas para ajudar uma empresa a avaliar seu desempenho e progresso para alcançar seus objetivos de negócio. Os principais indicadores, mais conhecidos como KPIs (key performance indicator) são aqueles que de alguma forma são vitais para a empresa e fornece um tipo de visualização mais significativo sobre um determinado assunto.
Existem dois níveis de KPIs:
• KPIs operacionais: Indicadores que são monitorados de perto, ou seja, diariamente ou semanalmente, e são muito utilizados para acompanhamento das operações de dia a dia.
• KPIs estratégicos: Esses são indicadores utilizados para apresentações e discussões entre os responsáveis estratégicos da empresa (diretores, executivos e conselho). Geralmente são revisados a cada trimestre ou semestre.

Agora te apresentamos as definições, vamos colocar em prática:

Como construir um bom dashboard?


1. Faça questionamentos:

A melhor forma para iniciar a projeção de um dashboard é fazer perguntas a si mesmo sobre para qual finalidade que você pretende usá-lo e como você fará para deixa-lo mais atrativo para que os seus usuários chaves o utilizem da melhor forma. Listamos algumas perguntas que podem te ajudar neste direcionamento:
• Quais informações você quer visualizar?
• Quem vai usar o painel? Faça uma lista dos usuários que terão acesso a este dashboard.
• Qual a experiência que os usuários possuem com KPIs? Caso os usuários sejam inexperientes com este tipo de ferramenta, prepare um treinamento para explicar sobre as métricas a serem analisadas e seus significados.
• Qual resultado você deseja alcançar com seu dashboard?
2. Simplifique

Embora este tópico pareça obvio, a maioria das pessoas ao construir um painel pensa “quanto mais informações, melhor”, mas não é bem assim que funciona!
Os melhores dashboards são aqueles mais simples de serem visualizados e que direcionam o foco dos usuários para as informações mais importantes. Em geral o objetivo principal de um dashboard é fornecer de maneira rápida e fácil um entendimento claro do desempenho dos principais aspectos do seu negócio.


3. Explique seus KPIs:

Ao criar seus KPIs certifique-se que todos os usuários que irão acompanha-los estejam com a mesma visão que você sobre as informações apresentadas, evitando assim possibilidade de erros de interpretação dos dados.
Um dashboard útil deve passar as informações de forma clara e suscinta. Certifique-se que a sua ferramenta de dashboards permita que você crie legendas, glossário e até mesmo escala nos gráficos.
Na imagem abaixo utilizamos um exemplo de indicador de acompanhamento de vendas por colaborador e ao lado o detalhamento (drill-donw) com as informações das categorias de produtos vendidas por um determinado colaborador.


4. Defina onde o dashboard será exibido:

Para manter os usuários chave envolvidos com seus indicadores, eles precisam ter fácil acesso ao painel, ou seja, é importante você utilizar uma plataforma que se adeque a sua tela para que você consiga visualizar o dashboard em telas de qualquer tamanho. Existem ferramentas de mercado como o Cosmos Pro que quando você criar o seu dashboard, ele automaticamente já está preparado para ser visualizado em TVs, desktops, mobile e tablets (ambos através do aplicativo).

Essas são as primeiras etapas para garantir que seus dashboards sejam mais eficazes possíveis e obtenham o máximo de engajamento possível.

Agora vamos para um nível mais avançado


Crie dashboards inteligentes:

Os dashboards não são – e em alguns casos nem devem ser- uma página estática. Muitas vezes utilizar plataformas de indicadores que permitam criar dashboards com drill-donw (detalhamento), permite que os usuários acessem dados de uma forma mais aprofundada e assim terem novos insights.


Crie gráficos dinâmicos:

Uma interação dinâmica entre os indicadores do dashboard proporciona aos usuários uma melhor experiencia de acessar mais dados sem perde espaço e clxareza no painel.


Vincule vários dashboards:

É possível criar um dashboard macro que possua todas as informações resumidas de uma determinada área ou operação, e o usuário utilize de filtros e funcionalidade de drill-donw para acessar informações mais detalhadas.


Controle o acesso dos usuários:

Sabemos que a maioria dos dashboards são criados para usuários internos e contém informações que precisam ser mantidos protegidos e em sigilo. Em plataformas como o Cosmos Pro é possível restringir o acesso a cada tipo de indicador em conformidade com o usuário ou cargo do mesmo, evitando risco de vazamento de informações.

Agora você tem um arsenal de informações fundamentais sobre dashboards! Basta começar a aplicá-lo na sua empresa com o Cosmos Pro. Caso não seja cliente, clique aqui e saiba como o Cosmos Pro pode revolucionar a forma com que a sua empresa lida com dados.

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