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C O S M O S P R O

Um universo de possibilidades para sua empresa

Como otimizar o treinamento dos seus colaboradores

Nós sabemos que o cenário atual do varejo pode ser resumido em algumas frases como: venda mais, mantenha seus custos baixos, ofereça o melhor atendimento ao cliente, seja ágil, tenha um atendimento ominichannel, gerencie ameaças externas e muitas outras. Sem dúvida, gerir um negócio no setor varejista hoje em dia não é nada fácil, e está cada vez mais complexo.

Mas afinal, a dúvida que passa pela cabeça de qualquer gestor ainda é a mesma: Como me antecipar aos meus concorrentes e sempre me manter a frente?

Um fato que não podemos ignorar é que empresas que contêm um time de colaboradores com alto desempenho, consequentemente estão a frente das demais. Claro que este bom resultado é reflexo de alguns pontos como:

  • Engajamento sobre a marca, produto ou serviço oferecido;
  • Experiência e conhecimento no assunto abordado;
  • Conhecimento em como oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível;
  • Estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa;
  • Tenha consciência da expectativa da empresa em relação as suas entregas;

Claro, que para criar uma equipe que possua esses 5 itens citados anteriormente é importante que você saiba como abordar e transformar o treinamento interno em algo atraente. E isso requer um investimento em montar uma estratégia de comunicação e abordagem, conteúdos relevantes, competências a serem desenvolvidas e didática de aplicação dos conteúdos.

Desapegue do modelo tradicional!

Está cada vez mais claro para todos os gestores que o modelo tradicional de treinamentos está se tornando ineficaz para o varejo moderno. Se esta frase parece estranha para você, pare e pense comigo.

Analise o seu quadro de colaboradores atual! Você provavelmente tem na sua equipe em sua maior parcela jovens que fazem parte da geração millenial, que consequentemente está gerando impactos e mudanças no mercado de trabalho devido as suas expectativas e comportamentos dentro do ambiente organizacional.

Esta geração que está tomando conta do mercado de trabalho atual não fica entusiasmada quando participam de sessões esporádicas de treinamento metódicos, entediantes e longos se não enxergam um propósito.

Uma das características dos millenials é a necessidade de ter um propósito em tudo que executam, e para isso ele precisa conhecer e se identificar com objetivo da empresa para se manter motivado e engajado. Por isso a sua área de Recursos Humanos e Marketing devem estar muito bem alinhadas no momento de construir a comunicação dos treinamentos para captar e reter a atenção deste tipo de colaborador.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que a nova massa de trabalhadores é extremamente conectada com tudo ao mesmo tempo, ou seja, valorizam a praticidade e velocidade para executarem alguma atividade já que utilizam a tecnologia e internet ao seu favor a todo tempo. Desta forma, você precisará investir em plataformas tecnológicas que permitam ao seu time executarem treinamentos online a qualquer momento da maneira mais prática possível.

Prepare trilhas de conhecimento:

Assim como na escola nós temos um planejamento de estudo de conteúdos ao longo da nossa carreira de estudante, a preparação de treinamentos para seus colaboradores também não deve ser diferente.

É necessário que os treinamentos tenham um ponto de início e fim, além de também poderem ser conectados de forma gradual, ou seja, para que o colaborador possa evoluir nos conteúdos que tem acesso é necessário passar por todo um plano e executar atividades que funcionam como provas para que o gestor tenha conhecimento se ele está preparado para um próximo nível.

Dedique um tempo com o seu time de RH para estruturar as estratégias de conteúdo dos treinamentos e como serão distribuídos através da plataforma de treinamento para cada colaborador.

Reduza seus custos

Um dos desafios encontrados pelos gestores no varejo é como manter sua equipe sempre capacitada e atualizada mas com o menor custo para a empresa, já que os treinamentos tradicionais envolvem muitas vezes a necessidade de deslocar o colaborador do seu local de trabalho para uma sala de treinamento, contratação de equipamentos ou uma sala estruturada para aplicação da capacitação.

Para ultrapassar esta barreira física, visto que, muitas empresas hoje já estão atuando em uma região distante da sede principal, é necessário buscar no mercado uma ferramenta completa que ajude o seu negócio a facilitar a distribuição de conteúdo e acompanhar de forma analítica os resultados proporcionados pela capacitação.

Opte por empresas que forneçam muito além de uma plataforma de treinamento. Existem plataformas no mercado que além da distribuição de conteúdo de treinamento, é possível criar uma rede social corporativa para centralização da comunicação.

Não se esqueça de levar em consideração os dashboards que a plataforma irá entregar a você! É preciso que os indicadores, relatórios e consultas estejam de acordo com a sua expectativa e com os seus processos da avaliação internos. Há ferramentas no mercado que permitem que você e seu time de TI construam seus próprios relatórios, consultas e indicadores de acordo com a necessidade.

Checklist final:

Como já citamos anteriormente, o método tradicional de treinamentos pode não ter um bom sucesso nas redes varejistas que buscam inovar e expandir seus negócios.

Utilize de estratégias para criar treinamentos atraentes e que engajem o seu público interno a acompanhar e cumprir as trilhas de conhecimento com melhor desempenho.

Criamos esse rápido checklist para te ajudar a começar a implementar um novo modelo de treinamentos e capacitação do seu time:

• Utilize vídeos curtos e objetivos para não atrapalhar as atividades diárias;
• Alinhe com o Marketing qual tipo de comunicação audiovisual será utilizada;
• Crie trilhas do conhecimento com gameficação, dinamismo e colaboração;
• Use uma plataforma que dê acessibilidade aos treinamentos através do PDV ou do celular;

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O Cosmos Pro é diferente das plataformas tradicionais de treinamento online! É muito mais que uma ferramenta de e-learning.

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