fbpx
C O S M O S P R O

Um universo de possibilidades para sua empresa

Indicadores financeiros: O que você realmente precisa saber!

Indicadores financeiros: O que você realmente precisa saber!

Em muitas empresas os gestores, presidentes e até mesmo proprietários estão em constante pressão quando o assunto em pauta é buscar as melhores estratégias para o negócio. Estar nesta posição, exige do profissional a habilidade de produzir e analisar insights detalhados de todos os processos operacionais, comerciais e financeiros.

Quando olhamos para os processos administrativos, o gestor financeiro precisa ter em mãos uma análise detalhada não somente em torno das finanças da empresa, mas sim de toda a operação de negócios.

Sabemos que coletar, compilar e analisar dados nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando os dados envolvidos são complexos e impactam diretamente toda a operação de uma empresa.

Soluções de Business Intelligence (BI) são utilizados para apresentar e analisar  dados financeiros há anos, com painéis e relatórios de diversas formas que possam atender as necessidades da área administrativa de qualquer empresa ao redor do mundo.

Mas nem sempre a visualização destas informações é o suficiente para atender as reais necessidades de gestão da área financeira. Muitas vezes estas visualizações fornecem apenas uma visão de histórico, sem permitir que o gestor modele os dados com eficiência , criando análises  em diferentes cenários para realizar tarefas de simulação que apoiem atividades de tomada de decisão estratégica. Como resultado disso, muitos gestores não recebem os dados necessários  que precisam.

                Um dos principais desafios do uso de software de BI engessados em finanças incluem a falta de interação com o processo de planejamento e controle, tornando a difícil a tarefa de analisar, planejar e simular situações com eficácia para fornecer diferentes perspectivas do planejado vs executado.

                Outro ponto que pode ser encarado como uma barreira é a falta de capacidade de detalhar até o nível transacional, ou seja, caso o gestor precise acessar informações mais detalhadas, ele terá que executar esta tarefa manualmente.

Falta uma visão global nas apresentações dos indicadores na maioria das ferramentas de BI, elas não integram de forma eficaz vários aspectos do negócio como livros contábeis, diferentes entidades legais, tributações, resultados operacionais e dados de várias empresas em uma única visão.

O resultado desses desafios é claro: o gestor deixa de utilizar a ferramenta de BI e passa a utilizar a velha companheira da área de finanças: a planilha. Porém, o gerenciamento de tarefas, relatórios, indicadores e consolidação de informações em planilhas eletrônicas podem proporcionar os seguintes desafios:

  • Falta de precisão: Planilhas são visualizações estáticas de dados que logo se tornam desatualizados, tornando mais difícil tomar decisões significativas com base em números precisos.
  • São difíceis de atualizar e compartilhar: Manter todos atualizados com as informações mais recentes é um desafio quando há necessidade de um acompanhamento regular das informações.
  • Não são adequadas para a combinação de dados de fontes diferentes: Mesclar dados de várias fontes e formatos é extremamente demorado e podem acontecer erros.

 

Mas afinal, o que você realmente precisa ?

Para superar esses desafios, os gestores precisam de soluções de business inteligence modernas que permitam uma visualização de indicadores de acordo com as necessidades da empresa.

A Cosmos Pro possui a solução de análise de indicadores completa, que permitem a visualização dos indicadores da melhor forma possível, podendo chegar a até à visualização de dados transacionais quando necessário e até mesmo unificar informações de diferentes origens.

Posts Relacionados

Sem Comentários

Leave a Comment