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Métricas derivadas e como isso pode impactar em sua estratégia

O que são métricas derivadas e como isso pode impactar em sua estratégia

A tomada de decisão é uma atividade que faz parte do dia a dia dos gestores de qualquer área. Porém quando os gestores estratégicos não possuem ferramentas que forneçam dados para apoiar as tomadas de decisão, a empresa passará a depender da sorte e da incerteza, podendo assim sofrer impactos significantes devido a uma má decisão.

Mas de fato quando temos as informações corretas em mãos, conseguimos analisar as situações e tomar as decisões de forma coerente e assertiva.

Resumindo: a sua empresa precisa de ferramentas para medir o desempenho se quiser ter sucesso.

Quando se trata de medir os KPIs certos para o seu negócio, as métricas derivadas são fundamentais para maximizar o desempenho do seu negócio.

Neste artigo vamos detalhar para você o que são as métricas derivadas, e seus impactos no momento de tomar decisões estratégicas.

Métricas derivadas: o que são?

Sempre que você coleta dados relacionados a finanças, vendas, clientes ou produtos para convertê-los em informações, obtém algo chamado de métrica direta, que são números que vem diretamente da fonte com pouca ou nenhuma alteração. Exemplos de métricas diretas:  O número de vendas, receita bruta, número de clientes.

O problema com estas informações brutas é que não geram valor agregado a decisões quando não há contexto suficiente para correlacioná-los. Por exemplo, você pode ter uma grande receita bruta, mas não significa nada se você não sabe se tem muitos funcionários com baixa produtividade ou se a taxa de retenção de clientes está reduzindo gradativamente.

É a partir deste momento que as métricas derivadas se tornam importantes, pois combinam métricas diretas em equações matemáticas para definir seu desempenho de forma mais ampla e precisa – dando a você uma visão mais perspicaz dos processos-chave de seu negócio.

O custo de aquisição do cliente (CAC) é um ótimo exemplo de KPI de marketing, uma vez que mede – em média – quanto custa para você adquirir novos clientes. Você pode ter conquistado um grande número de clientes, mas se o custo era muito alto, realmente valeu a pena? Para saber isso, você pode calcular outro KPI chamado valor de vida útil do cliente, que determina quanto dinheiro os consumidores gastam em seu negócio ao longo de sua vida como clientes.

              Por fim, você pode utilizar o CAC e o valor de vida útil do cliente para calcular a lucratividade que o marketing fornece para sua empresa através da aquisição de clientes.

Sem estas informações detalhadas e cruzadas você provavelmente estaria com uma visão distorcida da realidade e se perguntando se as decisões tomadas estão levando a empresa e as áreas para direção correta.

Razões pelas quais você deve usar métricas derivadas

  1. Expanda seu a inteligência de negócio:

Já que as métricas derivadas ajudam você a ver a imagem completa de sua empresa, é possível entender que elas são parte essencial da inteligência de negócios da sua empresa.

A inteligência de negócios é fundamental para as empresas hoje em dia, já que é um conjunto de tecnologias e processos que permitem que pessoas em todos os níveis de uma organização acessem, interajam e analisem dados para gerenciar os negócios, melhorar o desempenho, descobrir oportunidades e operar com eficiência.

Ao refinar as métricas da empresa, você melhora sua capacidade de criar as melhores estratégias para o seu negócio. Vale lembrar que sem pessoas com senso crítico para interprestar as informações e agir de acordo com elas, a inteligência de negócio não servirá para nada.

Resumindo: quanto mais métricas essenciais você usa, melhor você será capaz de analisar e gerenciar seus dados (business intelligence) e, assim, impulsionar o desempenho de seu negócio.

  1. Entenda seus clientes:

Muitas empresas utilizam análise de métricas para entender a situação do mercado no qual estão inseridas através das informações de seus clientes.

Em marketing, por exemplo, é fundamental entender o comportamento de compra de seus clientes, assim como também coletar informações demográficas podem impactar em uma análise mais detalhada de resultados.

As métricas derivadas ajudam a entender melhor seus dados quantitativos, combinando os números que você tem em mãos com percepções acionáveis. Por exemplo, em vez de meramente medir as classificações de satisfação do cliente, números de compra repetidos ou mais, você pode emparelhar essas métricas com o “porquê” por trás das decisões do cliente, isso irá aprimorar a análise comportamental do cliente e pode direcionar suas estratégias.

Exemplos de métricas derivadas neste cenário incluem vincular a satisfação do cliente e as classificações aos resultados da pesquisa do produto, motivos para quaisquer devoluções do cliente e até mesmo o valor da vida útil do cliente.

Isso fornece a você uma visão mais clara das informações do seu cliente, comportamentos e todos os números de que você precisa para otimizar suas campanhas de marketing de acordo com seu público-alvo.

 

É por isso que acompanhar o comportamento do comprador para análise do cliente é tão popular agora, pois permite que as empresas façam várias coisas, como:

 

  1. Visualize o futuro da empresa

Você pode tomar decisões melhores se tiver uma noção do que acontecerá no futuro.

As métricas derivadas, em geral, ajudam a projetar como será o seu negócio no próximo ano, mês ou semana. Porque pode levar dados históricos e recorrentes para medir não apenas como sua empresa está indo hoje, mas também como ela funcionará ao longo do tempo.

Por exemplo, medir o valor da vida de um cliente permite que você tenha uma ideia de quanta receita você obterá de seus novos clientes, quanto valor você obtém para suas despesas de publicidade e pode até mesmo ser vinculado ao seu custo de aquisição de cliente (CAC) .

Este é um dos métodos analíticos mais avançados, e possui com muitos benefícios, como:

  • Dar a você informações suficientes para tomar decisões melhores com mais rapidez, em vez de perder tempo tentando prever o futuro a partir de seu instinto.
  • Identificar quando um projeto está prestes a sair dos trilhos para tomar as medidas adequadas no prazo.
  • Concentrar-se nas métricas essenciais para seus objetivos para não se limitar ao que você pode medir.

 

Por fim, podemos perceber que se sua empresa lida com toneladas de dados e você sente que não os está usando corretamente, pode ser um sinal de perigo!

Obter software de business intelligence é a próxima etapa, para que você possa começar a coletar dados, processá-los e rastrear os KPIs certos para o seu negócio.

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