fbpx
C O S M O S P R O

Um universo de possibilidades para sua empresa

5 Hábitos de pessoas altamente produtivas:

Alavancar a produtividade no trabalho é o desejo de muitos profissionais que buscam sempre o melhor em suas carreiras. Ao olharmos pessoas altamente produtivas pensamos: como ela consegue realizar tantas atividades sem criar um furacão em sua vida?

Precisamos entender que pessoas que conseguem realizar muitas tarefas e manter seus prazos (quase) sempre em dia não são robôs e nem super humanos, mas sim profissionais que dominaram alguns hábitos simples que podem fazer toda diferença no dia a dia.

Neste artigo vamos trazer à você alguns hábitos de pessoas altamente produtivas, para que você comece a entender como isto pode influenciar diretamente em suas atividades.

1. Local de trabalho organizado:

Sabemos que a criatividade pode surgir a partir do caos, mas uma mesa desorganizada cheia de papéis velhos e sem necessidade podem estar tirando o seu foco principal, se tornando assim um obstáculo para o seu objetivo.

Deixe apenas em seu local de trabalho itens que você realmente vá utilizar e sempre de forma organizada! Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review descobriu que uma mesa limpa e organizada ajuda o profissional a cumprir uma tarefa com mais velocidade por evitar distrações ou tentações a procrastinação.

2. Planeje suas atividades:

Antes de mais nada, planeje suas atividades ao invés de optar por fazer várias coisas ao mesmo tempo sem terminar nenhuma delas. O primeiro passo é organizar suas atividades por recorrentes e pontuais.

As atividades recorrentes devem ser separadas por periodicidade: mensal, semanal e diário. Em seguida faça a estimativa de horas que cada uma das atividades irá consumir do seu dia em que precisa ser executada e aloque um lembrete na sua agenda (dica: você pode utilizar o calendário do outlook ou gmail como apoio). Comece pelas atividades mensais, depois as semanais e por fim as diárias.

Ao finalizar a alocação das atividades recorrentes, comece a analisar o seu backlog de atividades pontuais. É importante prestar atenção nos seguintes pontos no momento de alocar a tarefa: qual a prioridade, qual a data de entrega esperada pelo solicitante e quantas horas levará para executar.

3. Tenha o momento dos 20%:

Não importa o quão louco o seu dia esteja ou a quantidade de tarefas que você vê em seu backlog, você precisa reservar 20% do seu dia (aproximadamente 90 minutos em um dia de trabalho de 8 horas), para executar as tarefas mais importantes que não podem ser adiadas ou realocadas.

O momento dos 20% é imprescindível evitar todas distrações, ou seja, deixe o celular no modo silencioso, feche sua caixa de e-mails e o WhatsApp web. É extremamente importante manter o foco total neste momento do seu dia.

4. Faça reuniões inteligentes:

As reuniões podem parecer improdutivas por não possuírem uma pauta do assunto a ser tratado, proporcionando assim desvios do assunto principal e se prolongando de forma desnecessária.

Ao participar de uma reunião, caso você seja o condutor, monte uma pauta para garantir o direcionamento e evitar distrações. No entanto, se o condutor da reunião for outro colaborador, sugira uma pauta para tentar garantir a produtividade da reunião.

5. Saiba dizer não:

Muitas vezes pensamos que ao dizer não a alguém significa que não somos capazes de ajudar ou atender ao pedido, mas precisamos lembrar que não há como dar conta de tudo, por isso saiba dizer não quando necessário!

Para assumir novas demandas tenha conhecimento que é preciso informar ao outro que você verificará o seu planejamento para alocar a tarefa ou até mesmo mudar os prazos de outros itens para poder atende-lo.

Outro vilão é a interrupção. Não existe problema em dizer ao outro que não é possível falar naquele momento (caso o assunto não seja urgente). Se for o caso, bloqueie sua agenda para ter uma rotina mais produtiva, desligue o chat, feche abas do navegador que não estão em uso e silencie o smartphone.

Por fim, se você realmente deseja se tornar uma pessoa produtiva, não basta buscar apenas ferramentas, mas sim mudança em alguns hábitos pra que você redefina o seu comportamento padrão. É através de pequenos passos e atitudes que você poderá transformar a sua rotina

Posts Relacionados

Sem Comentários

Leave a Comment