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Como gerenciar uma equipe hibrida

Como gerenciar uma equipe hibrida

No início de 2020 vimos a realidade de muitas empresas mudarem com a chegada da pandemia do COVID-19, que devido a necessidade do distanciamento e isolamento social, muitos gestores precisaram adaptar a sua rotina e de sua equipe para o home office. Consequentemente gerenciar uma equipe a distância trouxe diversos aprendizados e barreiras a serem ultrapassadas. 

Entretanto, com as mudanças de fases e liberações da gestão públicas as empresas estão voltando com seus colaboradores de forma gradativa ao local de trabalho, e é aqui que começam a surgir novos desafios para a gestão. 

Neste artigo vamos abordar 8 dicas de como gerenciar uma equipe híbrida com sucesso!

O que é uma equipe híbrida? 

Uma equipe híbrida consiste em membros que trabalham em diferentes locais: como casa, escritório ou ambos (através de escala/revezamento). Mas você, como gestor, pode achar difícil realizar o gerenciamento de uma equipe que atua desta forma devido ás diferenças nas circunstâncias dos colaboradores. 

Por exemplo, seus colaboradores que estão atuando in loco precisarão que gastar tempo se deslocando, enquanto os trabalhadores remotos podem trabalhar em mais tarefas, pois não terão a necessidade de deslocamento e consequentemente haverá mais tempo disponível para execução de tarefas.  

É por isso que você precisa praticar algumas técnicas ou métodos para gerenciar a equipe híbrida de forma eficaz. 

1 – Comunique-se de forma eficaz 

O principal desafio que você enfrentará ao liderar a equipe distribuída é a comunicação. E caso a comunicação não seja adequada e aberta, sua equipe pode não cultivar um bom relacionamento de trabalho ou desenvolver a colaboração em equipe.  

Para isso você pode optar por realizar vídeo chamadas ao longo do dia com toda a equipe ou de forma individual para acompanhar e captar a percepção de cada um. Para isso você pode utilizar ferramentas de videoconferências como: Cosmos Pro, Zoom, Google Meeting e Microsoft Teams.

2 – Garantir a distribuição adequada de informações 

Os colaboradores que estão presentes na empresa podem ter acesso mais rápido a todas as informações, pois estarão conectados às redes internas da organização. Além disso, eles podem estar em contato com mais facilidade com você, gestor, que vai ao escritório regularmente. 

No entanto, seus outros membros da equipe que estão trabalhando de forma remota podem não receber atualizações regulares, pelo fato de não estarem presentes no momento, e isso consequentemente pode causar alguns ruídos de comunicação. 

É por isso que você deve manter seu time que está em home office informado sobre as atualizações e com fácil acesso a arquivos e documentos. Esta distribuição de informações pode ser feita através de um portal corporativo, para que dessa forma você garanta a distribuição da informação.

3 – Deixe as metas claras e objetivas: 

De acordo com a Gallup, empresa especializada em pesquisa de opinião, apenas metade de todos os colaboradores sabem o que é esperado deles. 

Por isso, é de extrema importância que as metas e tarefas de cada um esteja clara, para que assim o colaborador possa concentrar seus esforços e foco no que realmente é importante. Para isso, você pode realizar reuniões periódicas para detalhar as tarefas a serem executadas e também alinhamentos de acompanhamento da execução de atividades. 

Desta forma, você garante com que a sua equipe in loco ou em home office saiba os objetivos e expectativas da empresa em relação as entregas.

4 – Mantenha a regra para todos: 

Em alguns casos, seus colaboradores que atuam na empresa podem sentir que quem está em home office possui mais benefícios e flexibilidade . 

Neste caso, para evitar desconforto entre os membros da equipe, faça uma reunião de alinhamento sobre as regras de horário de entrada e saída, horas de trabalho e afins.

5 – Crie indicadores de desempenho: 

Para conseguir captar a produtividade e capacidade de entregas de cada colaborador, muitas empresas investem em ferramentas de análise de dados, como o Cosmos Pro para conseguir visualizar as informações de forma clara e sucinta. 

Não se esqueça de realizar o feedback constante de seus colaboradores para que você consiga entender se há algo impactando na produtividade e propor um plano de ação para resolver.

6 – Use ferramentas de automação e gerenciamento: 

Para evitar a troca excessiva de e-mails e perda de informações, você pode investir em ferramentas que apoiem o gerenciamento de tarefas da sua equipe. Além disso, você pode buscar no mercado plataformas que automatizem processos, fazendo com que a produtividade do seu time aumente e seja direcionado para atividades mais estratégicas e táticas, ao invés de procedimentos manuais. 

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