Confira as dicas para aprimorar a experiência do cliente no m-commerce

O m-commerce responde por 73% do comércio eletrônico global, de acordo com análise da Statista. E segundo reportagem da Buildfire, as transações via celular devem movimentar US$ 418,9 bilhões (R$ 2,07 trilhões) em 2024. No Brasil, 68% dos consumidores digitais acessam exclusivamente dispositivos móveis para acessar a internet.

Se sua farmácia ainda não observa esses números potenciais, está perdendo uma oportunidade para captar mais negócios e cativar, de fato, seus clientes.

Para Victor Perez, gerente de desenvolvimento do Cosmos Pro, a venda via m-commerce também visa a atingir um público diferente daquele que costuma frequentar a loja física. “Essa necessidade de estar o tempo inteiro conectado com o dispositivo móvel é muito mais latente em uma determinada idade ou em perfis profissionais específicos. Portanto, a experiência também será diversa”, explica.

E um dos maiores equívocos dos gestores está relacionado ao marketing, quando pensam que fazer a divulgação do aplicativo dentro do PDV irá alcançar esse público que compra via mobile.

“Não basta colocar panfletos dentro da farmácia ou encher o local de bandeirolas e banners quando este consumidor não frequenta a loja física. É preciso investir em marketing digital e na divulgação massiva em redes sociais e grupos de mensagem, para atingir o cliente que está fora da sua área de atuação”, ressalta.

Benefícios do m-commerce:

Adotar a operação de m-commerce oferece diversas vantagens para as empresas e melhora a experiência do cliente, que incluem:

• Conveniência
• Experiência aprimorada do consumidor
• Aumento da retenção de clientes
• Mais opções de pagamento, como o Apple Pay e Samsung Pay
• Serviços baseados em localização, que permitem campanhas de marketing direcionadas à melhor navegação do usuário

Dicas para aumentar as vendas do comércio móvel

Perez elenca dicas adicionais para a farmácia capitalizar mais resultados com o comércio móvel:

Otimização – Priorize designs compatíveis com fontes fáceis de ler e velocidade no carregamento de página

Checkout rápido – Implemente opções de checkout expresso ou com um clique para tornar a experiência mais ágil e intuitiva

Crie experiência omnicanal – Ofereça uma integração de contas e rastreamento de compras em todos os canais de vendas

Foco em comércio social e chatbots – Aproveite plataformas de mídia social para comércio e empregue chatbots para aprimorar o suporte ao cliente

Recomendações personalizadas – Faça sugestões de produtos personalizadas com base nas preferências do cliente e no histórico de compras

Fidelização – Utilize programas de acúmulo de pontos para gerar fidelização do cliente

Vitrine personalizada – O app permite criar vitrines personalizadas de acordo com o consumidor que está logado, fazendo com que ele visualize apenas produtos que são do seu interesse de acordo com o histórico de compras

Inteligência artificial – O uso da IA ajudará o consumidor a tirar dúvidas sobre características de um determinado produto, relacionadas à indicação, posologia, composição, reações adversas ou apresentação.

Estoque de segurança – Não há experiência mais desagradável do que finalizar uma compra e descobrir que ela foi cancelada porque o produto está indisponível. “Ao definir um estoque de segurança que zera o produto no digital quando se atinge um limite de itens, o gestor da farmácia evita a ocorrência de vendas duplicadas no ambiente físico e no online”, acrescenta.

Por: Panorama Farmacêutico

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