A omnicanalidade não é uma questão de escolha, mas uma necessidade latente das organizações. E em um setor como o varejo farmacêutico, tão influenciado pelas mudanças de consumo na pandemia, essa estratégia garante um rápido aumento de escala.
“É por meio das plataformas digitais que uma farmácia consegue, de fato, ampliar sua presença regional ou até nacional. Esses canais fornecem acesso a uma grande quantidade de dados que podem gerar insights valiosos e aumentar a penetração de mercado”, explica Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, unidade de negócios da Procfit.
Omnicanalidade e a personalização do atendimento
O uso da omnicanalidade e das plataformas de vendas digitais atende ao desejo do consumidor moderno relacionado à personalização do atendimento, a partir do histórico do padrão de consumo. A farmácia e o shopper passam a conversar na mesma língua, evitando que o cliente seja bombardeado com e-mail marketing ou notificação push de produtos que não são do seu interesse. Ele passa a receber ofertas de itens associados ao seu universo e com produtos que ele já consome, aumentando o tíquete médio da compra.
“A personalização caminha para uma realidade na qual o varejista pode, semanal, quinzenal ou mensalmente, ofertar produtos que o cliente costuma comprar avaliando toda sua jornada no PDV. Com a coleta e análise de dados, as plataformas digitais podem oferecer experiências altamente personalizadas aos clientes, aumentando o engajamento e a fidelidade”, acrescenta Castanheira.
O que devo fazer se ainda não estou no digital?
Criar processos adequados – O primeiro passo é ter em mente que não adianta replicar para o ambiente digital a operação utilizada no meio físico. “É importante também destacar que, além das promoções e abordagens, é preciso haver processos claros para ajudar na gestão dos departamentos”, exemplifica
Marketing digital – Contratar ou desenvolver uma plataforma de e-commerce ou app commerce sem atrelar a ela um investimento em marketing digital é tiro no pé. A loja virtual precisa contar com um planejamento de ações em favor do tráfego e da visibilidade
Aproveitar o movimento da loja física – Aproveitar o tráfego da loja física para impulsionar os meios digitais é uma estratégia poderosa. Além de promover os canais online no PDV e oferecer incentivos exclusivos, as empresas também podem motivar os clientes a explorarem mais a marca no universo digital. Dessa forma, é possível garantir uma experiência integrada entre os diferentes canais e manter os clientes engajados
Atenção com a logística – Procurar parceiros que tenham uma performance logística eficiente e ágil, de forma a manter a experiência sempre positiva
Desenvolver campanhas – Outra oportunidade é o desenvolvimento de campanhas nas redes sociais a fim de alcançar um perfil de cliente diferente daquele que frequenta a loja. “A análise de clusters é uma ferramenta essencial para os gestores entenderem os padrões de compra dos clientes, pois permite que eles obtenham insights valiosos sobre as preferências e tendências do mercado, além de possibilitar uma abordagem mais direcionada e eficaz na oferta de produtos e serviços”, explica.
A multicanalidade deve ser tratada como uma nova linha de negócio
Trabalhar com calma e planejamento é o caminho mais certeiro para evitar frustrações de quem busca imediatismo. É preciso semear o negócio e fazê-lo crescer gradativamente como em qualquer empreendimento. Para isso, o gestor precisa ter em mente três fatores que determinam o sucesso de uma loja online:
• Ferramentas para a gestão no ambiente digital;
• Pessoas para gerenciar o negócio;
• Processos específicos para o canal.
Por: Panorama Farmacêutico
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