fbpx
C O S M O S P R O

Um universo de possibilidades para sua empresa

5 dicas para escolher uma ferramenta eficaz de business intelligence

Sabemos que uma das maiores dificuldades dos gestores de hoje em dia é encontrar uma maneira de tornar os dados da empresa mais acessíveis e visuais. Se você está pesquisando diferentes tecnologias de business intelligence para complementar os seus processos de tomada de decisão, este artigo é para você!

Preparamos 5 dicas para escolher uma ferramenta eficaz de business intelligence:


1. Capacidades de criar diversos indicadores, relatórios e consultas:

É normal para os gestores de empresas de sucesso querer acompanhar indicadores, relatórios e consultas sobre o andamento do seu negócio, mas em algumas ferramentas de mercado apresentam limitações para criação e desenvolvimento de novas possibilidades de visualizar seus dados, e acabam por não atender a necessidade e particularidades da empresa.

Busque utilizar ferramentas como o Cosmos Pro que permitam a sua equipe construir indicadores, relatórios e consultas de acordo com a necessidade estratégica da sua empresa.


2. Visualização de informações de forma organizada:

Independente do tipo de informação, elas são úteis apenas quando conseguem ser bem visualizadas e interpretadas através de gráficos e tabelas. Utilizar uma plataforma que permita que você visualize os indicadores da melhor forma é imprescindível para o sucesso das suas análises.


3. Consolidação de dados em informações e conhecimento:

Qualquer empresa com uma cultura orientada a gestão e controle terá várias fontes de dados, mas nem sempre elas estão devidamente organizadas, e isso causa impactos negativos na transformação de dados em informação e conhecimento, prejudicando assim a tomada de decisão dos gestores.

Manter todo esse volume de dados em harmonia e organização é um dos principais desafios encontrados pelos gestores, por isso opte em escolher uma ferramenta como o Cosmos Pro que integra com qualquer sistema de gestão através da API’s e centraliza todas as informações de forma estruturada, transformando um bando de dados em um banco de dados organizado, capaz de gerar informações e conhecimento para a empresa.


4. User experience:

As ferramentas de business intelligence devem possuir uma usabilidade amigável e simples para que o usuário não se perca no momento de buscar e analisar as informações.

Fuja de ferramentas que são complexas e que compliquem a vida do usuário, já que uma das finalidades de utilizar ferramentas de bi é facilitar a visualização de informações para evitar erros de digitação e afins.


5. Alertas Automatizados:

Sabemos que o dia a dia dos gestores é cheio de tarefas de administração, coordenação, controle e interações com os membros das equipes. Para organizar tudo isso, o uso de indicadores é fundamental, mas nem sempre é possível acompanhar tudo, todos os dias e basicamente impossível em tempo real.

Existem ferramentas no mercado como o Cosmos Pro que envia alertas por meio de push ou e-mail informando o gestor quando há uma variação muito grande em seus indicadores.

Por exemplo, se a margem de segurança de queda de vendas da minha empresa é de 5%, quando há um desvio maior que este a ferramenta dispara notificações, informando que há uma anormalidade, para que assim o gestor tenha tempo hábil de entender o que está acontecendo e buscar soluções que se tenha de fato, um problema.

Saiba mais como o Cosmos Pro pode transformar a visualização de dados da sua empresa e impactar positivamente em como você lida com os dados! Fale com nosso time de especialistas.

Posts Relacionados

Sem Comentários

Leave a Comment