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Como varejistas podem agregar valor com análise dados

A transformação digital está revolucionando o varejo tradicional, pois além de novas tecnologias para alavancar e criar novos canais de vendas, surgiram inovações relacionadas a centralização e organização de dados. Essas tendências quando combinadas e utilizadas com uma boa estratégia intensificam o sucesso da empresa. 

Gestores de sucesso que acompanham as mudanças que acontecem gradativamente usando tecnologias e inovações, conseguem aprimorar sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes no varejo. Por este motivo, vemos a constante alavancagem da utilização de ferramentas de análise de dados em empresas de grande, médio e pequeno porte. 

Estas plataformas de análise de dados existentes no mercado permitem que o gestor tenha uma visão detalhada e em tempo real para acompanhar informações de vendas e operações. Com este tipo de informação é possível estruturar o posicionamento da empresa no mercado e criar um crescimento sustentável a longo prazo. 

Dentre informações que podem ser captadas através de dashboards, está a análise do comportamento do cliente em sua loja, o qual pode ser um decisor para estratégias de compras, operações, vendas e marketing.  

Um exemplo de informação com grande impacto para área de compras e operações que está relacionada ao comportamento do consumidor é a classificação dos produtos na curva ABC, pois de acordo com o seu volume de vendas e sazonalidade seus colaboradores irão realizar negociações e compras mais assertivas, evitando assim possibilidade de ruptura no estoque ou sobra de produtos com baixo giro. 

Já tratando-se da área de marketing e vendas, o comportamento do consumidor é a chave principal para gerar valor agregado a sua marca. A informação demográfica de seus clientes, perfil de compra, ticket médio e outras informações, podem ser utilizadas para criação de campanhas de vendas, promoções direcionadas ao público-alvo, mapeamento de persona. Vale lembrar que esses dados aliados a um bom programa de fidelidade podem gerar estratégias de valor mais atraentes ao público. 

Por fim, podemos perceber que a contratação de plataformas como o Cosmos Pro, podem gerar valor agregado aos varejistas que buscam ser diferencial no mercado atual. 

 

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