fbpx
C O S M O S P R O

Um universo de possibilidades para sua empresa

Lei 14.457: o prazo encerrou. Sua empresa está pronta?

A lei 14.457 foi publicada no Diário Oficial em setembro de 2022 e as empresas receberam um prazo de 180 dias para se adequarem. O prazo se encerrou dia 22 de março, sua empresa já se adequou?

Entenda mais sobre a lei e o seu impacto nas empresas

A lei 14.547/2022 alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), visando o aumento da inserção de mulheres no mercado de trabalho, garantindo sua permanência em um ambiente seguro e saudável.

E para assegurar a permanência das mulheres no mercado de trabalho, a nova lei determina a obrigatoriedade do Canal de denúncias nas empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) e adoção de medidas preventivas e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente corporativo.

Com o fim do prazo para adequação e implementação do canal de denúncias, as empresas que não cumprirem as medidas poderão sofrer multas e outras penalidades pelo Ministério do Trabalho.

5 fundamentos essenciais para criar um canal de denúncias e relatos eficaz:

Dado a importância e necessidade de criar um canal de denúncia contra assédio sexual e moral nas empresas, ele também pode ser utilizando como um canal de relatos para preocupações com outros comportamentos que não condizem com as normas e política da empresa.

Para isso, o Cosmos Pro é a plataforma ideal para te ajudar a implantar de forma rápida e segura seu canal de denúncias e relatos, visando a adequação de acordo com a lei e livrando sua empresa das penalidades.

Ao criar esse canal é fundamental que ele siga algumas diretrizes para que tenha maior eficácia:

Acesso fácil e confidencial

O Cosmos Pro possibilita um ambiente seguro para receber as denúncias de forma anônima, assegurando que o colaborador não sofra retaliações e se sinta confortável em expor qualquer situação, conforme instrui a lei 14.457.

Comunicação clara e objetiva

É necessário que as informações sobre o canal de denúncia sejam comunicadas de forma clara e aberta a todos os colaboradores, incluindo informações sobre o que pode e deve ser relatado, como relatar e quem terá acesso às informações.

O Cosmos Pro possui a ferramenta de treinamento à distância, e com ela é possível instruir todos seus colaboradores através de textos, vídeos e incluir questionários avaliativos, fazendo com que todos estejam alinhados sobre o propósito e como utilizar esse canal de denúncia.

Com o treinamento à distância do Cosmos Pro você alcança todos seus colaboradores de forma ágil e prática, sem a necessidade de reunir todos de uma vez fazendo com que interrompam suas atividades simultaneamente.

Investigação efetiva

Os procedimentos de investigação devem ser claros e efetivos para que a empresa possa averiguar todas as denúncias recebidas, incluindo a avaliação das evidências e tomada das medidas corretivas.

O canal de denúncia além de garantir o anonimato, permite que o colaborador descreva a situação em até três mil caracteres, garantido que os detalhes importantes não fiquem de fora. Também é possível anexar provas como vídeos, imagens ou áudios, facilitando a investigação para tomada das providências cabíveis.

Conscientização

Para ter um canal de denúncias efetivo e eficaz, é essencial treinar e conscientizar todos os colaboradores sobre a importância do canal, como usá-lo e quais as consequências para o não cumprimento das políticas ou procedimentos da empresa.

Toda ação para ser efetiva, é necessário que haja a manutenção contínua, e a social network do Cosmos Pro é o meio ideal para isso. Através dela é possível engajar seus colaboradores através de publicações de vídeos e imagens sobre o tema e sobre o canal de denúncias.

Evite penalidades: conte com Cosmos Pro e crie seu canal de denúncia.

Não há mais tempo! Como dito no início, a lei já entrou em vigor e o prazo encerrou e a plataforma Cosmos Pro é um dos meios mais rápidos e eficazes para implantar seu canal de denúncia e relato.

Além disso, sua empresa irá contar com outras soluções e ferramentas para apoiar a gestão, comunicação, centralização de dados e informações sobre sua empresa.

Não deixe sua empresa ficar para trás, conte com uma plataforma SaaS com todas suas soluções integradas para acelerar a inovação, a transformação digital e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os seus colaboradores.

Entre em contato com nossos especialistas e comece agora mesmo o processo para implementação do seu canal de denúncias e relatos: Contato (hubspotpagebuilder.com)

Posts Relacionados

Sem Comentários

Leave a Comment